Automodelismo RC - Saiba o que é, onde praticar e como adquirir.

 
 
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Na maioria das vezes já vem instalado no automodelo.

Nos modelos de competição são adquiridos à parte.

Conhecido também como Emissora, é o controle do carro,  existem muitos tipos e marcas, uns mais sofisticados com uma série de recursos, outros mais simples, oferecendo apenas os movimentos principais. Hoje em dia a maioria dos rádios já operam com o sistema DSM, não utilizam cristais, trabalham em 2.4 GHZ, o sistema vasculha por um sinal disponível toda vez que é ligado. Com esse sistema, dezenas de carros podem correr ao mesmo tempo, não é mais necessária a espera por uma frequência livre como se fazia antes com os rádios de 27, 40 e 75 MHZ.

Normalmente as emissoras dos automodelos possuem dois canais, suficientes  para o controle total do carro, um terceiro canal pode ser utilizado para acionamento da marcha à ré coisa que a maioria dos modelos à combustão não têm.

Embora não seja uma prática muito comum, pode-se instalar faróis, lanternas e buzinas nos automodelos desde que hajam canais suficientes no rádio para  acioná-los. O conjunto é composto de transmissor, receptor, servos, caixa para baterias ou pilhas e chave liga-desliga. O transmissor fica com o piloto, as informações captadas pelo receptor instalado no carro são transferidas para os servos, estes por sua vez, transformam os sinais em movimento  acionando acelerador ou freio (nos carros à combustão) e volante para a direita e esquerda tanto nos modelos com motores elétricos ou com motores à combustão.

Alguns rádios mais sofisticados possuem recursos adicionais para facilitar na pilotagem, consequentemente são bem mais caros, esses recursos são mais utilizados nas competições de um modo geral, para o iniciante não vão fazer muita diferença.

Os automodelos elétricos antigos utilizavam para a aceleração um servo  ligado à um  controle de velocidade mecanizado que atuava no motor, hoje o sistema  é eletrônico,    Electronic Speed Control denominado  apenas  de  ESC

Muitos são os tipos de motores elétricos, esc's e baterias existentes no mercado, o assunto é amplo e não cabe aqui uma dissertação a respeito. O que deve ser observado como básico é o seguinte:   Pela ordem, o motor deverá consumir uma amperagem menor que a suportada pelo ESC, este por sua vez é ligado à bateria que terá que fornecer com folga uma corrente suficiente para alimentar o conjunto. Caso essa ordem não seja respeitada, poderá ocorrer a queima do ESC ou até um inchaço interno na bateria que dependendo do caso poderá incendiar-se.

Finalizando a informação sobre rádios;  

Verifique sempre a carga das pilhas (utilize alcalinas). Cuidado... quando acionamos o gatilho do acelerador de um automodelo à combustão, o servo de aceleração faz com que o carburador permita a passagem de ar e combustível para dentro do motor, com isso o carro começa a andar, porém se as pilhas do receptor estiverem fracas, poderá não haver energia suficiente para fazer com que o servo retroceda, desta forma seu carrinho poderá ficar acelerado e fora de controle. 

No caso de rádios antigos,  aqueles que transmitem por frequências determinadas por cristais, não esqueça de esticar  a antena do transmissor na hora de pilotar, como precaução não ultrapasse os 80 metros mesmo com pilhas novas. 

Nunca desligue o transmissor com o motor à combustão do automodelo funcionando,  qualquer interferência poderá fazer seu carro sair em disparada e sem controle.

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BOLHAS

É a carenagem do automodelo, existem muitos tipos no mercado, normalmente são adquiridas transparentes, sem recortes e sem pintura, cabendo ao hobista providenciar cor e estilo.

 

 
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